Sobre Lauro Monteiro – nova
Natural de Araraquara/SP, atualmente vive em Paraty/RJ onde trabalha em seu ateliê desenvolvendo programas de imersão em artes e de desenho no programa SketchTour Paraty.
Desde 2022 é orientador do “Ciclo de Ilustrações – Do Desenho à Pintura” no Polo Sócio Cultural SESC Paraty.
Participa ativamente do movimento mundial Urban Sketchers, foi orientador de Encontros Internacionais de Desenho de Rua em Portugal e é coordenador do grupo Urban Sketchers Paraty.
É ilustrador-master da FLISOL – Festa Literária da Morada do Sol (desde 2022) e do pool de editoras da Casa Pagã, nas edições de 2023/24 da FLIP. Desenvolveu ilustrações também para capas de vários livros de trabalhos de graduação e monografias da UNESP, de contos literários e para publicações do Sebrae-RJ.
No período da pandemia Covid-19, realizou cursos e oficinas de artes visuais online e a partir de março de 2022, presencialmente, a oficina & intervenção artística “Arte no Beco” (Beco do Batman – V. Madalena/SP) pelo Coletivo Digital.
Foi curador e coordenador de projetos e exposições como “Coletivo Brasil” em Portugal (Torres Vedras, Leiria e Lisboa) e do 19° Território da Arte de Araraquara. É orientador de cursos e workshops na área de artes visuais em instituições no Brasil e em Portugal.
Na área de Gestão Cultural, em Araraquara, foi Secretário de Cultura (2001 a 2004 e 2007 a 2009), coordenou o setor de artes plásticas da Fundart (Fundação de Arte e Cultura) e foi presidente da APAU de Arara (Associação dos Produtores e Artistas Unidos de Araraquara). Ainda em sua cidade natal, também foi ativista cultural quando participou de vários movimentos pró-cultura.
Chefiou o setor de Design têxtil, Moda e Estilo da Lupo S/A de 1984 à 1996, concomitante, dirigiu peças teatrais com o Grupo de Teatro “Jatubá”. Ainda neste período, participou e fez curadoria de várias exposições coletivas e individuais. Como docente do Senac Araraquara, atuou nas áreas de Artes, Moda e Design e como docente do SESC, realizou oficinas de colagem, sketching e desenho do patrimônio histórico.
Em 1982 participou do Núcleo I – Arte Postal, da XVI Bienal Internacional de São Paulo.
No início da sua formação artística, teve como mestres de desenho e pintura Francisco Lopes, Lafayetti Toledo e Thais Mezzarano, entre outros.